Efeito de sulfentrazone no sistema integrado palha de cana-de-açúcar, herbicida e vinhaça no desenvolvimento inicial da tiririca (Cyperus rotundus)

Maria do Carmo Salvo Soares Novo, Ricardo Victoria Filho, Fábio Molchanski Langbeck, Antonio Augusto Lago, Robert Deuber, Glauco de Souza Rolim

Resumo


      O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da interação palha de cana-de-açúcar, do herbicida sulfentrazone e de diferentes meios de aplicação de vinhaça no desenvolvimento inicial da tiririca (C. rotundus). O experimento foi instalado em vasos com terra, em casa de vegetação, e disposto em blocos ao acaso, com quatro repetições, sendo avaliados, vinte oito dias após a instalação do experimento, os tratamentos: controle (C); apenas palha (P); apenas vinhaça (V); apenas o herbicida (H), palha + vinhaça (PV); palha + herbicida (PH); herbicida + vinhaça aplicada antes do herbicida (HVa); herbicida + vinhaça aplicada depois do herbicida (HVd); herbicida + vinhaça aplicada junto com o herbicida (HVj); palha + herbicida + vinhaça aplicada antes do herbicida (PHVa); palha + herbicida + vinhaça aplicada depois do herbicida (PHVd); e palha + herbicida + vinhaça aplicada junto com o herbicida (PHVj). Sulfentrazone foi aplicado na dose de 700 g ha-1 e nos tratamentos HVj foi diluído com água até ¼ do volume necessário e completado com vinhaça. Na análise estatística empregou-se o teste F e quando houve significância das variáveis, o teste de Scheffé foi usado para avaliar os contrastes: C x H; C x P; C x V; C x H; C x tratamentos com palha; C x tratamentos com vinhaça; sem H x com H; sem P x com P; sem V x com V; HVa x HVd; HVa x HVj; HVd x HVj; HVa x PHVa; HVd x PHVd; HVj x PHVj; PHVa x PHVd; PHVa x PHVj e PHVd x PHVj. Para avaliar o nível de umidade da palha foi empregado o teste de Duncan a 5% de probabilidade. Concluiu-se que sulfentrazone, tanto em aplicação isolada como sobre palha ou associado à vinhaça aplicada antes, depois ou em mistura com o produto, controlou o desenvolvimento inicial da tiririca. A deposição da palha sobre o solo reduziu o desenvolvimento inicial da tiririca, mas aumentou a altura das plantas devido ao estiolamento. A vinhaça aplicada sobre o solo descoberto e sem herbicida estimulou o desenvolvimento da tiririca; entretanto, associada à palha e ao sulfentrazone, reduziu o crescimento. Não houve diferença entre aplicação de vinhaça antes, depois e mesmo em mistura com sulfentrazone nos tratamentos sem ou com palha.

Palavras-chave


Cana crua; resíduo da agroindústria; Cyperaceae

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7824/rbh.v7i1.58

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UFERSAUFVJMUFFSEmbrapa
SBCPDHRAC-BRNAPD-UEMUniRV



Revista Brasileira de Herbicidas
ISSN (Online) 2236-1065
ISSN (IMPRESSO de 2000 a 2005) 1517-9443

Complexo Empresarial Oscar Fuganti
Rua Santa Catarina, 50 - 13º andar - sala 1302
Londrina - Paraná
CEP: 86010-470
Email: contato@rbherbicidas.com.br
TEL: (43) 3344-3364
Segunda à Sexta — 12:00 às 18:0