Eficácia de herbicidas no controle Spermacoce verticillata e seletividade para as plantas de milho

Alfredo Junior Paiola Albrecht, Juliano Bortoluzzi Lorenzetti, Leandro Paiola Albrecht, Maikon Tiago Yamada Danilussi, Arthur Arrobas Martins Barroso, André Felipe Moreira Silva

Resumo


Antecedentes: A planta daninha S. verticillata pode ser problemática para o milho, sobretudo quando este for cultivado em primeira safra. Neste contexto é importante se investigar a seletividade de herbicidas, bem como sua eficácia.

Objetivo: Objetivou-se avaliar a eficácia de atrazine, saflufenacil, flumioxazin, carfentrazone e bentazon no controle de S. verticillata e o potencial de injúria nas plantas de milho.

Métodos: O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação, foi utilizado delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos pela aplicação, em duas doses, de atrazine, saflufenacil, flumioxazin, carfentrazone e bentazon, além da testemunha sem aplicação. Foi avaliado o controle e os sintomas de injúria nas plantas de milho.

Resultados: Maior injúria foi observada para a aplicação dos herbicidas flumioxazin e saflufenacil nas plantas de milho. De maneira geral com maiores sintomas para as maiores doses. Os herbicidas saflufenacil e flumioxazin estiveram entre os mais eficazes ao longo de todas as avaliações. A aplicação de atrazine também proporcionou controle final no mesmo patamar dos mais eficazes.

Conclusões: Atrazine e carfentrazone foram eficazes no controle de S. verticillata e potencialmente seletivos paras as plantas de milho. Com possibilidade de uso no controle desta planta daninha e outras, em pós-emergência do cultivo. Saflufenacil e flumioxazin foram eficazes no controle de S. verticillata, contudo foram observadas injúrias no cultivo. Estes herbicidas podem ser considerados no controle, em outros cultivos ou em entressafra. O herbicida bentazon apresentou-se seletivo, contudo, não foi eficaz no controle de S. verticillata.

Palavras-chave


Rubiaceae; Inibidores da PROTOX; Atrazine; Bentazon; Injúria; Planta Daninha



DOI: https://doi.org/10.7824/rbh.v2i1.769

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UFERSAUFVJMUFFSEmbrapa
SBCPDHRAC-BRNAPD-UEMUniRV



Revista Brasileira de Herbicidas
ISSN (Online) 2236-1065
ISSN (IMPRESSO de 2000 a 2005) 1517-9443

Complexo Empresarial Oscar Fuganti
Rua Santa Catarina, 50 - 13º andar - sala 1302
Londrina - Paraná
CEP: 86010-470
Email: contato@rbherbicidas.com.br
TEL: (43) 3344-3364
Segunda à Sexta — 12:00 às 18:0